14ª Semana de Engenharia Química - SENQ - Nova Data de 03 à 07 de Dezembro de 2012

      "O Engenheiro Químico: As multifaces desse profissional inovador"

 

Sobre a SENQ

 

        A 14ª SENQ - Semana de Engenharia Química – é um evento promovido anualmente pelo CAEQ - Centro Acadêmico de Engenharia Química - da UFAL. Tem como principal objetivo promover uma maior interação entre os estudantes de Engenharia Química de todo o Estado, buscado uma maior ampliação em sua formação, discutindo temas atuais no âmbito técnico, político e científico da engenharia como um todo.

        Desde o ano de 1996, quando foi realizado a primeira SENQ, cada edição do evento é pensada em abordar temas de interesse de toda comunidade de estudantes de Engenharia Química e áreas correlatas.  Durante as 13 edições anteriores do evento, foram abordados vários temas centrais tendo como base, a indústria petroquímica, biodiesel, desenvolvimento sustentável, dentre outros.

        Em 2012 na 14ª edição o tema central será: “Engenheiro Químico: As multifaces desse profissional inovador”. Ao todo, cerca de 300 estudantes de graduação de diversas Instituições de Ensino de todo o Estado irão comparecer ao evento.

        O público-alvo do evento são estudantes de graduação e ensino técnico, de toda região, sendo estes graduandos em Engenharia Química e áreas correlatas como: Engenharia de Petróleo, Engenharia Ambiental, Engenharia de Produção, Química Bacharelado e Química Licenciatura, Química Tecnológica e Industrial. Além dos estudantes de ensino técnico, como Química – Controle e Processos Industriais. Ressaltado um público esperado de 300 pessoas.

        A partir da realização de palestras, oficinas técnicas, apresentação de trabalhos científicos, realização de mini-cursos, mesas redondas e eventos culturais, esperam-se atingir os seguintes objetivos:

 

·         Conhecer a realidade do estado de Alagoas, das empresas e Centros de Pesquisa atuantes em áreas relacionadas com Engenharia Química;

·         Obter uma maior interação e atuação de empresas privadas e públicas na instituições de Ensino Superior em Engenharia Química;

·         Estimular o desenvolvimento de projetos científicos, tecnológicos, sociais, culturais e ambientais;

·         Orientar os estudantes de Engenharia Química sobre a profissão, mercado de trabalho e áreas de atuação do mesmo;

·         Possibilitar o intercâmbio entre o maior número possível de estudantes de Engenharia Química e áreas afins das Instituições de Ensino do Estado.

Palavras-chave